experiência do usuário no site é o que indica se este voltará ou não a visitar a página. Como tornar esse processo positivo, e fazer do visitante um defensor de sua marca? Vamos conversar sobre esse assunto hoje, acompanhe!

Você sabe quanto tempo demora para seu site abrir? Já observou se o layout da página é claro, indica as principais características de seu negócio?

Se a reposta é não para as duas perguntas, é muito provável que os visitantes estejam indo embora sem ao menos conhecer seus diferenciais.

 

O que é a experiência do usuário no site?

 

Consiste no contato que uma pessoa tem ao acessar um website, considerando desde as referências visuais até a utilização do e-commerce.

Então até a URL que escolhe para seu site tem influência na experiência do usuário. Endereços muito difíceis de digitar, por exemplo, já perdem pontos.

De forma prática, os aspectos que descrevem como se entende essa relação do visitante com um site são:

  1. Aparência – a parte visual ajuda a passar uma boa impressão ao visitante. Quando mais agradável aos olhos, maiores são as chances de firmar o usuário ao seu site.
  2. Usabilidade – ponto que identificar a funcionalidade da página. A ideia é tornar fácil a navegação, nada que dificulte a fechar uma compra, por exemplo.
  3. Organização das informações – detalhe mais técnico, se refere a arquitetura das informações do site. Tudo deve ser bem montado para que o usuário siga as partes mais relevantes da página.
  4. Interação – é necessário criar um caminho de interações práticas para que o cliente siga até a loja (se a natureza do site é vender). O fluxo até concluir uma compra deve fazer sentido.
  5. Conteúdo – imagens, letreiros, vídeos… Todo conteúdo que usar no site precisa ter uma utilidade. Deve ser de interesse do público-alvo ou persona que identificou como possíveis clientes.

É importante dizer que a avaliação desses pontos é continua, não restrita apenas o momento de desenvolvimento da página.

A partir de análises de desempenho, você identificará qual desses itens tem sido mais falho e rever a estratégia.

 

A importância da experiência do usuário em seu planejamento:

 

Faturar pela internet deixou de ser promessa para se tornar uma realidade. E não existe sucesso no mundo digital sem um site encantador.

Por isso, investir na análise e melhoramento da experiência do usuário em seu site é bastante assertivo.

Pense que para se destacar nos motores de busca do Google, por exemplo, sua página precisa oferecer a melhor estadia para os visitantes.

A Inteligência Artificial usada por essa empresa, avaliará, entre outras coisas, o tempo de permanência do usuário em seu site, e até se ele encontrou o que procurava.

Portanto, todo seu planejamento na web depende do foco que tem no desenvolvimento da sua página.

 

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O comportamento do usuário no site:

 

Os caminhos percorridos pelos visitantes da sua página, seguem uma estrutura básica, e que ajuda a sempre melhorar. Esse comportamento se apresenta assim:

 

  1. Contato inicial – é possível que após uma pesquisa na web o usuário encontre seu blog, e inicie a visita. Esse post já precisa passar uma boa impressão, responder, por exemplo, o questionamento feito na busca.
  2. Compra – ele só se torna seu cliente se sentir seguro. Facilidade e segurança para preencher as informações pessoais é a principal dica.
  3. Suporte – o pedido de “help” não pode ser confuso, e tampouco a resposta deve demorar uma infinidade.
  4. Comentário do cliente – é uma ótima forma de saber se suas estratégias estão funcionando. O comentário do cliente ao final da compra ou serviço, indica que a experiência no site tem sido positiva.

E mesmo que a avaliação não seja boa, a resposta do usuário, principalmente se for espontânea, mostrará que sua página tem boa fluidez.

 

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Dicas para melhorar a experiência do usuário

 

Listamos algumas ações que vão facilitar seu relacionamento com os visitantes de seu website, são elas:

Seguindo essas recomendações, as chances de cativar o público aumentam.

 

E se ainda tem dúvidas para melhorar a experiência do usuário no site da sua empresa, fale com o time da Click4You. Vamos te apresentar soluções bem práticas. Entre em contato!

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