Landing pages são aquelas páginas do seu site que surgem para seus visitantes. É o primeiro contato que eles têm com seu website. São fundamentais numa estratégia eficaz de marketing digital.
Hoje todas as empresas precisam de um site e/ou blog. Por esses canais é possível apresentar produtos, serviços, experiência dos clientes… Todo portfólio do negócio.
Mas, depois que o website está no ar, será possível identificar o visitante? Ou melhor ainda: existem meios que o faça retornar a página, e os transformar em cliente?
Sim! E uma das estratégias para atingir tais objetivos é explorar bem uma Landing Page. Você vai aprender a fazer isso ao longo do texto, confira!

Leia mais: Veja quando investir em Marketing Digital!

 

Entendendo as Landing Pages

 

Em tradução livre significa “páginas de destino”, e o que na prática faz todo sentido. A landing page é quem levará o usuário para seu site, e ao depender de sua impressão deste, pode ou não comprar suas mercadorias ou contratar seus serviços.
Então o objetivo principal das landing pages é converter um visitante num potencial comprador de sua marca.
Mas, elas têm características diferentes das outras páginas do site. Devem apresentar algum tipo de ação para o visitante realizar.
Precisam de uma estrutura bem clara, para que o visitante seja captado e clicar no comando que destinou para que ele permanecer conectado ao site, por exemplo.
É certo que você precisa empregar credibilidade a essa tela, somente assim o usuário se sentirá seguro para seguir em frente.
Outro ponto é que a conversão só se completará ao oferecer um benefício. A atração normalmente acontece quando existe uma contrapartida, ou seja, você deve preparar um “brinde” para firmar o vínculo com o visitante.

 

Dessa forma, podemos listar as características básicas de uma landing page:

 

✔ Tem objetivo de converter um visitante em potencial cliente;
✔ Tem estrutura objetiva, para não deixar que o usuário vá embora do site;
✔ Disponibiliza um material de valor para estabelecer a relação com o visitante.

 

Começar bem esse relacionamento é essencial para garantir a fidelidade desse possível cliente. A partir desse primeiro contato, ficará mais fácil conduzi-lo aos seus produtos e/ou serviços.

 

O que deve constar na sua Landing Page?

 

Existem 2 formatos para você pensar sua página de destino:

 

I. Captura – você usa para obter informações do usuário.
II. Clique – mais adequada para encaminhar o visitante para uma página especifica.
Se você busca mais dados sobre as pessoas que visitam sua página, a landing page de captura é a que deverá usar. Os elementos que devem constar nesse caso são:
a. O material de valor – esse “prêmio” por se inscrever em seu site precisa ter caráter exclusivo.
Você não pode oferecer, por exemplo, um material que todos têm acesso. Os mais recomendados são e-books, cupons, webinar, inscrições gratuitas, etc.
b. Um título claro – não enrole, seja o mais simples possível no convite para o visitante.
c. A ação certa – no marketing chamamos de Call to Action (CTA), é aquela mensagem curta que orienta o que deve ser feito para se obter a oferta.
As mais conhecidas são “clique aqui”, “baixe agora”, “receba o material”.
d. Imagens da oferta – a ideia é explorar o recurso visual para atrair mais a atenção do visitante.
Invista tempo para facilitar a compreensão do que está sendo ofertado.
e. O formulário – esse é a grande vantagem das landing pages para seu negócio. O usuário deixará informações valiosas que você utilizará em suas estratégias de venda.

 

Já se você prefere que o visitante siga para uma área de promoções, por exemplo, o incentivo ao clique é o caminho. A estrutura nessa situação é composta de:

 

✔ Anúncio
✔ Descrição
✔ CTA

 

Como direcionar suas landing pages?

 

Depois de pronta sua página de captação de novos clientes, o desafio agora é compartilhar. As ferramentas mais indicadas são:

 

1. E-mail marketing – é um dos mais utilizados para divulgar landing page. Mas, é indicado para marcas que já tenham alguma relação com usuário.
2. Redes sociais – aqui você tem um baixo custo e um excelente desempenho na divulgação de seus materiais. Além de poder criar uma audiência que ajudará a compartilhar ainda mais seus links, promoções, etc.
3. Links internos – recurso muito aproveitado dentro de blogs. Você pode fazer chamadas para suas landing pages ao final de cada post, por exemplo.
4. Busca orgânica – modal para que investe na otimização dos conteúdos postados no site e blog. Caprichando nos recursos de SEO suas páginas ficarão em destaque nos principais motores de busca.
5. Anúncios pagos – impulsionar postagens e anúncios é uma forma rápida de atrair mais visitantes ao seu site. Porém, é essencial estudar bem os conteúdos que serão promovidos.

 

Saiba mais: Conheça o Manual do Google Ads!

 

O certo é que a landing page bem elaborada apresentará a usuário o conteúdo certo, sem chateação. Você conseguirá mostrar o que realmente interessa, vai proporcionar a melhor experiência.
Tem dúvidas de como começar a montar suas landing pages? Fale com o time de especialistas da Click4You!

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