A sociedade em rede possui características que antigamente, antes da internet surgir, eram impensáveis. Com isso, barreiras como o tempo e o espaço foram rompidas e novas práticas foram possíveis no mundo dos negócios.
As tecnologias da comunicação e informação viabilizaram novos desenvolvimentos no marketing, em que a criação de novos negócios e relacionamentos possibilitam que uma marca, que esteja dando os passos iniciais, consiga prosseguir com sucesso nessa empreitada.
O marketing digital assume uma importância cada vez maior, uma vez que as relações empresariais ocorrem digitalmente, porque investir em marketing digital é a garantia de construção de novas relações de negócios, onde apenas o ambiente digital é capaz de proporcionar novas oportunidades para o crescimento empresarial.
Pelo fato das conexões entre as grandes, pequenas e médias empresas do mundo inteiro ocorrerem digitalmente, torna-se imprescindível que uma empresa que dá os primeiros passos adote o marketing digital como uma estratégia de crescimento, porque investir em marketing digital é acompanhar o desenvolvimento proporcionado pela globalização.
As vantagens de se realizar um marketing digital são imensuráveis. Entre elas estão:
- Alcance Global;
- Interatividade;
- Métricas;
- Tempo real;
- Segmentação.
Além das finalidades sociais, a internet também está voltada para fins comerciais, ou seja, para a realização de negócios entre empresários e consumidores. Com isso, a presença do ciberespaço modificou as formas como as empresas realizavam seus negócios, pois agora, é a estratégia digital que determina o sucesso ou o fracasso das marcas existentes e das que estão para existir.
Hoje em dia, a melhor maneira de ganhar dinheiro e gerar mais dinamismo na economia nacional e internacional é vendendo algo que fisicamente não é possível, que no caso são as ideias.
Empresas que saibam como vender ideias que revolucionem realizam marketing digital de suas marcas como nenhuma outra seria capaz, porque investir em marketing digital é praticamente apostar em conhecimento que possa ser difundido socialmente.
Quanto investir?
No universo digital, destaca-se aquele que melhor sabe investir, obtendo resultados satisfatórios a curto, médio e longo prazo. Portanto, imaginar que investindo pouco os ganhos serão muitos é um risco, cujos resultados são incertos.
Os investimentos devem estar concentrados em:
- SEO;
- Links Patrocinados;
- Redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube, etc.);
- Marketing de Conteúdo.
Além disso, é preciso ter em mente os resultados que são obtidos através dos investimentos em marketing digital.
Coordenar e organizar hierarquicamente os recursos e onde devem ser prioritariamente aplicados possibilita entender melhor onde a atenção deve realmente estar concentrada. Com isso, a gestão no marketing digital passa a ser realizada de maneira inteligente.
Quero investir, o que faço agora?
Para começar, é importante ter bem definido o tipo de público com o qual se pretende trabalhar.
Dentro do nicho de atuação, a informação é peça fundamental para que os consumidores se tornem não apenas clientes, como também exímios defensores da marca. Por isso, investir em e-mail marketing é um passo fundamental também.
A contratação de serviços que possam turbinar as vendas também é outro aspecto que deve ser avaliado, de acordo com os riscos e os benefícios que possam ser angariados.