Se você acha que fazer gestão de mídias sociais é apenas postar fotos e vídeos, possivelmente suas estratégias não estão funcionando. Aproveitar as oportunidades desses ambientes vai mais além. Descubra o porquê!
Facebook, Instagram, YouTube, etc. são, atualmente, as ferramentas mais utilizadas para apresentar serviços e produtos.
Empresas investem em conteúdos para essas redes sociais, com intuito de se aproximar mais de seus clientes.
Mas, será que fazer isso sem orientação de um profissional é positivo? Veremos que não. É fundamental contar com a habilidade de um gestor para essas conexões.
Descubra mais sobre as redes socias!
O que são redes sociais?
Tratam-se de plataformas on-line destinadas a conectar pessoas que têm interesses semelhantes, e desejam interagir entre si.
Elas ampliam nossa capacidade de contato, e transcende os limites de família, amigos próximos e conhecidos. Claro que toda essa interação acontece num ambiente virtual.
Inicialmente as redes sociais servem para diminuir distâncias. Numa velocidade incrível, logo ficamos sabendo o que pessoas estão fazendo a milhares de quilômetros.
Hoje uma geração se molda usando conversando via WhatsApp, ou apresentando o currículo no LinkedIn.
E mais recentemente, se observou a capacidade comercial dessas ferramentas. Muitas marcas descobriram a potencialidade das redes socias para aumentar suas vendas.
Dentre as principais plataformas temos:
- Facebook – são mais de 2,5 bilhões de acessos mensalmente (de acordo com a empresa); tem muitas funções e sempre oferta atualizações para melhorar a interação entre os usuários.
- Instagram – é a melhor quando falamos em conteúdos visuais. É bem atraente do público mais jovem, e também são promovidas atualizações nos seus recursos.
- LinkedIn – rede social voltada para mostrar portfólios profissionais. Muitas empresas também usam esse canal como porta de oportunidades.
- YouTube – praticamente todas as pessoas do planeta usam essa ferramenta (assim como o Google). Conhecida pelo compartilhamento de vídeos, hoje é possível vincular imagens, stories, textos, etc.
- Twitter – plataforma mais usada para expressar opiniões. Mas, muitas empresas aproveitam para apresentar suas novidades.
- WhatsApp – no país é a principal maneira de se comunicar. Sua capacidade tem sido utilizada para atendimento e vendas.
- Snapchat – mais indicada para marcas que precisam falar com o público de maneira direta, sem arrodeio.
São muitas possibilidades, e como saber qual dessas você deve usar no seu negócio? E quais conteúdos são pertinentes? Somente um gestor de redes sociais tem know-how para identificar os melhores caminhos.
Entenda porque vale a pena investir em marketing digital!
Como funciona o gerenciamento de redes sociais?
É um processo bem amplo, que consiste num bom planejamento e rígido controle do que se posta e avaliação dos resultados obtidos.
Quando você conta com o serviço de um gestor experiente, ele apresentar estratégias para seu negócio, e de pronto, todo um esquema de trabalho.
O trabalho se estenderá desde da análise da concorrência até elaboração de conteúdos específicos para persona ou público-alvo.
Assim podemos estrutura a gestão de redes sociais nas seguintes etapas:
- Definição de estratégia – a partir do estudo do público é pensando uma linha editorial para suas publicações. Também são avaliados horários, tipos de posts, linguagem, etc.
- Criação das publicações – definidos os cenários, produzir os posts é etapa seguinte. É necessário ter todo capricho, e muita originalidade, sem esquecer do que foi proposta nas estratégias iniciais.
- Monitoramento dos posts – com a publicação no ar, acompanhar a repercussão é essencial. criar um checklist de respostas, por exemplo, vai ajudar bastante dependendo do número de seguidores que tiver em suas redes.
- Análise dos resultados – quantas visitas você planejou com determinada postagem? Pensar em metas dessa natureza vai te ajudar na avaliação das publicações.
Percebeu que na prática é fundamental ter um profissional destinado para se concentrar nas redes sociais?
Certamente você não conseguirá administrar o negócio, e responder comentários ou directs no Insta.
Vantagens da gestão de redes sociais
O maior benefício é ter um profissional capacitado para, agilmente, desenvolver todas as estratégias de marketing digital pensadas para suas redes sociais.
Além disso, esse gestor proporcionará vantagens como:
- Relevância a sua marca – criando conteúdos assertivos, sua empresa atende a “utilidade” e se fortalece no ambiente digital.
- Ajuda na relação com o público – o gestor saberá quais comentários devem ser respondidos, e o que responder. Não perderá tempo com interações de robôs, haters, etc;
- Fideliza o contato com cliente – com feedbacks ágeis, e com postagens mais próxima do interesse, o cliente tende a defender sua marca. O que proporciona fidelização.
- Aumento de tráfego – com o trabalho de gerenciamento de redes sociais seus números tendem a crescer. Mais curtidas, compartilhamentos, comentários, etc.
- Melhor ranqueamento – o gestor utilizará todos os recursos que façam seu perfil na rede social ranquear os motores de busca, por exemplo. Estará sempre visível no campo “pesquisar”.
Essas vantagens indicam um fato: rede social é coisa séria para quem quer crescer!
O empreendedor que deseja desenvolver, precisa enxergar nessas plataformas oportunidades reais de negócio. E por isso, contar com o crivo de profissional é necessário.
Se deseja esses benefícios para sua empresa, fale com a Click4You. Vamos te apresentar o melhor plano para gestão de redes sociais. Aguardamos seu contato!